fbpx

Mapa mental: por que e como construir o seu!

by sambapix

O mapa mental é uma ferramenta de associação muito usada para ajudar a memorizar palavras-chave em momentos de estudo, por exemplo. Ainda assim, com o passar do tempo, esse recurso foi se popularizando para otimizar o fluxo de ideias e o processo criativo de vários profissionais. 

É algo muito versátil, que pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto, em qualquer área, e se tornar uma ferramenta pessoal ou, também, colaborativa.

#1 Por que fazer um mapa mental?

Construir um mapa mental nos ajuda a assimilar melhor conteúdos e também a organizar nossas metas, sonhos e objetivos para, enfim, tirá-los do papel. 

Ele pode ser feito de muitas formas, com símbolos, ícones, palavras ou desenhos, à caneta e papel, na parede (vamos falar mais sobre isso!) ou de forma digital.

Se preferir uma versão online, existem hoje várias ferramentas online que podem ajudar nisso, como o MindMeister (utilizamos esse aqui!), Mind Node e FreeMind.

Além disso, o mapa mental reduz a nossa ansiedade por mostrar de forma clara e organizada as nossas tarefas, objetivos e metas, diminui o estresse por excesso de informação e impulsiona a nossa produtividade.

#2 Onde eu posso utilizar o mapa mental?

Você pode criar o seu mapa mental de forma muito simples. Comece escolhendo uma área da sua vida para abordar: seja a vida profissional, por exemplo, ou um projeto específico: da carreira, de estudo, da vida pessoal ou de qualquer outra meta que você tenha. 

Agora que você já sabe sobre o que quer falar, comece com um título e vá colocando ramificações ao redor dele. Esses primeiros tópicos também darão início a outras ramificações e por aí vai. Trouxemos alguns exemplos para você entender melhor:

#3 Etapa decisiva: colocar em prática!

O mais importante de tudo é transformar o seu mapa mental em uma ferramenta que seja útil e que você coloque em prática na rotina.

Organizar a rotina através de um mapa mental e identificar as prioridades é uma ótima forma de realizar com constância todas as coisas mais importantes da sua vida.

#4 Mapa mental com fotos

A visualização é uma ferramenta muito importante para nos ajudar a perseguir nossos sonhos e metas com mais clareza. Sendo assim, que tal construir seu mapa mental com fotos em uma parede da sua casa? 

Dica: ele pode ficar perfeito com as nossas fotos Vintage ou Square.

Você pode separar registros de momentos, pessoas ou situações importantes para cada contexto ou, então, imprimir fotos mais conceituais, que tenham a ver com seus objetivos.

O mapa mental, inclusive, pode virar decoração e se tornar parte do seu dia a dia – ou seja, mais um incentivo para você praticar o que se propôs. Só assim a atividade fará sentido! 

Que tal começar hoje?

Esperamos que tenha gostado dessa dica!

Continue acompanhando a gente por aqui – tem muito mais conteúdo legal para você acompanhar em breve!

Um beijo e até o próximo post.

You may also like